São Paulo 460 anos

INOVAX São Paulo 460 anosNeste sábado, 25 de Janeiro de 2014, São Paulo completa 460 anos.

São Paulo surgiu como missão jesuítica, em 1554, reunindo suas primeiras vilas habitantes de origem tanto européia quanto indígena. Com o tempo, o povoado começou a se destacar pelas atividades comerciais e pelos serviços de relativa importância regional. No século XIX a cidade teve crescimento demográfico e econômico espetacular advindo do ciclo do café e da industrialização, que elevariam São Paulo ao posto de maior cidade do Brasil e centro comercial do país, abrigando diversas empresas como a INOVAX.

Shows, museus, passeios e gastronomia para comemorar!

Veja algumas atrações disponíveis para comemorar o aniversário da cidade:

  • Praça da República

No dia 25, na Praça da República, a abertura da celebração do aniversário da cidade será com Paulinho da Viola, às 17h. Na sequência, às 20h, começa um baile black comandado pelo grupo Os Opalas, com Skowa, Jair Rodrigues e Karol Conká. Keith Sweat encerra a noite com seu repertório R&B.

  • Trólebus

O Passeio Turístico de Trólebus passa por vias importantes do centro histórico e cultural da cidade, contando assim um pouco da história de São Paulo. Serão disponibilizados 15 trólebus, para a viagem de aproximadamente 40 minutos, que tem o Pateo do Collegio como ponto de partida e termina na Rua Venceslau Brás, perto da Praça da Sé. Das 9h às 15h do sábado, dia 25, será possível aproveitar o passeio que dará direito a guias de turismo, os quais contarão um pouco da história do centro da cidade durante o trajeto.

  • Parque Ibirapuera

Música: choro, ritmos brasileiros, música com influências afro, banda de rock e quarteto de Jazz.
Aulas gratuitas: de artes marciais, yoga, pilates e de atividades físicas, observação de pássaros, oficina de origami.
Atrações para as crianças: contação de histórias e espetáculos infantis, stand-ups, espaço para descanso e lazer com música ambiente.
Espaço relax: A ideia lançada em redes sociais do Ibira Conservação e apoiada pelos usuários do parque no começo do ano passado pegou! No aniversário da cidade, a administração do parque incentivou um espaço com espreguiçadeiras, guarda-sóis e puffs para relax. A área ficará entre no gramado entre a marquise e o Auditório Ibirapuera.
Oficina de canoagem – Confederação Brasileira de canoagem.

  • Pateo do Collegio

A exposição “Jesuítas nas Fronteiras”, em cartaz no Pateo do Collegio, reúne obras raras, entre elas a segunda edição do livro “Vita Christi”, de Ludolfo da Saxônia, datada de 1578, expostas pela primeira vez.

  • Praça das Artes

Especialmente voltada para o público infantil, a programação da Praça das Artes, para o dia 25, inclui a atração musical “A Galinha Pintadinha”, peças de teatro e animação como “Vila Tarsila” e “Buraco no Muro”, e o grupo Pequeno Cidadão, formado por Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto, canta acompanhado de seus respectivos filhos.

No primeiro andar, um espaço de convivência será montado para as crianças. Para as com idade entre 0 e 36 meses haverá, além de outras atividades, Oficina de Sensações e Oficina dos Arteirinhos, para as de 3 a 6 anos terá Oficina do Meio Ambiente e Oficina de Argila e, para as de 6 a 10, Oficina de Xilografia e de Construção de Luminária.

Estará disponível ainda espaço para as brincadeiras e apresentações e contações de histórias.

  • Mercado Municipal 

O Mercadão terá shows com ícones do samba dias 25 e 26 de janeiro. No aniversário da cidade, a banda “Eu Tu Eles” se apresenta às 13h e, às 15h, Demônios da Garoa. No dia 26, ao meio-dia, Dona Inah sobe ao palco e, às 14h, o grupo Chorando as Pitangas.

  • Praça Cívica Ulisses Guimarães

Nomes como Menor do Chapa, Bonde das Maravilhas, Leo da Baixada, Mc Gui promovem um grande “pancadão” na praça no dia 26, às 14h.

  • Praça Heróis da FEB

Localizada em Santana, a praça recebe uma programação a partir das 11h do dia 25 de janeiro, com o Núcleo Pavanelli. À tarde, artistas de punk-rock, como os grupos Esgoto e Juventude Maldita, agitam o público. E o encerramento tem artistas de rap como Dexter e MV Bill.

  • Parque do Carmo

Na zona Leste a festa fica por conta dos shows de Flora Matos, Lurdez da Luz, Rappin’ Hood, que tocam ao longo do dia. O encerramento, às 20h, fica por conta de Jorge Aragão.

  • Largo da Batata

Localizado na zona Oeste da cidade, o Largo recebe programação nos dias 25 e 26 de janeiro com Planta e Raiz, Eduardo Dussek, Mercenárias e encerramento dos gaúchos do Cachorro Grande. No domingo, a festa continua a partir das 14h com Anastácia, Poesia Maloqueirista e encerramento com o cantor e compositor Odair José.

  • Largo da Piraporinha

Ellen Oléria, vencedora da primeira edição do programa The Voice Brasil, Samba da Laje, Rael e Emicida estão entre as atrações do Largo da zona Sul.

  • Museu da Língua Portuguesa 

Para o aniversário da cidade, o museu da língua ficará aberto até às 20h e programou eventos especiais para a data. No dia 25 de janeiro, às 15h, acontecerá o lançamento do livro Convite Paulistano, de Sandra Lopes, que será marcado por um bate-papo com a autora sobre a relação com os espaços culturais da cidade. O evento acontecerá no espaço térreo da Estação da Luz, ao lado do saguão. Às 18h, haverá a exibição do filme “A musa impassível”, cuja narrativa estimula o leitor a observar a Estação da Luz e outros pontos marcantes do bairro. Além disso, é possível ainda visita à exposição temporária “Cazuza mostra sua cara” e a mostra “Esta Sala é Uma Piada”, que apresenta 36 obras exibidas na 40ª Edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

  • Chefs na Rua

O Chefs na Rua levará mais uma vez ao centro da cidade grandes nomes da cozinha atual servindo pratos a preços acessíveis. Serão 15 barracas que ficarão localizadas na Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Theatro Municipal.

  • Memorial da América Latina

Replicando a cerimônia de lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador, a ala das baianas da Escola de Samba Camisa Verde e Branco traz uma mistura de ervas aromáticas para banhar a Escultura da Mão, símbolo de São Paulo, projetada por Oscar Niemeyer. A festa reúne os principais sambistas da Camisa Verde e Branco, celebrando o aniversário da cidade no mesmo ano em que se comemoram também os 25 anos de Memorial e os cem anos da Escola de Samba da Barra Funda. O público acompanha todo o percurso, como em um desfile de carnaval, interagindo e dançando juntos em uma roda de samba que volta ao ponto de partida do cortejo, onde eles jogam a saudosa “Tiririca” – uma antiga capoeira que acontecia no bairro da Barra Funda.

  • Dá Pé Conhecer São Paulo 

A agência Andanças Viagens & Turismo vai disponibilizar, a partir das 10h30 no Metrô Sé, o roteiro “Dá pé conhecer São Paulo”, com trajeto que começa na Catedral da Sé, passa por marcos importantes da cidade, como o Largo São Francisco e o Viaduto do Chá, e termina na Praça Ramos de Azevedo, próximo ao metrô Anhangabaú. A duração do passeio é de aproximadamente duas horas e meia e custa R$ 15 por pessoa.

  • City Tour a pé – O aniversário é de São Paulo mas quem ganha é você!

A agência Habitat Natural Turismo organizará, no dia 25 de janeiro, o roteiro “City Tour a pé – O aniversário é de São Paulo mas quem ganha é você!”, onde o interessado paga o quanto achar que vale a experiência dotour. O ponto de encontro é o quiosque Sampa in Stampa, localizado no Shopping Light, na região do Viaduto do Chá, e tem duração estimada de quatro horas, com distribuição de brindes e encenação de personagens surpresa durante o tour.

  • Casa Guilherme de Almeida

Para comemorar o aniversário da cidade, a Casa Guilherme de Almeida, localizada na Rua Macapá, 187, na zona Oeste de São Paulo,  terá uma programação especial e gratuita no sábado, 25 de janeiro. A partir das 14h haverá a exibição de “São Paulo em festa”, documentário de Lima Barreto produzido em 1954. A partir das 15h30 haverá o show de Edvaldo Santana,  com canções refletem suas andas e reflexões sobre a cidade.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s