O que é um site de contingência?

Porque as empresas têm procurado fazer um site de contingência e como ele garante seu pleno funcionamento em casos de desastre.

ImageCom o desenvolvimento da computação em nuvem, as empresas passaram a lidar com quantidades cada vez mais gigantescas de dados e, consequentemente, se preocupar em preservá-los. Surgiu então a necessidade de um plano de contingência, que assegure a continuidade dos negócios das empresas caso ocorra uma catástrofe em suas sedes.

O site de contingência é uma duplicação da infra-estrutura de uma empresa em um endereço diferente. O ambiente, que pode ser uma estrutura mais simples com as mesmas configurações de software da sede ou até um data center, permite que a companhia funcione integralmente em casos de indisponibilidade da sede, sem comprometer as operações que estão sendo realizadas. A comunicação de seus usuários com seus servidores é feita dessa forma por meio de duas conexões. Se uma falha, a outra entra em funcionamento.

O site de contingência é vital para empresas que realizam processos que não podem falhar ou entrar em colapso. O plano de continuidade deve ser parte essencial da política de segurança de uma empresa. Uma situação em que prevenir é vital e remediar não é uma possibilidade.

Um caso que ilustra a importância de um site de contingência bem executado é o dos ataques terroristas ao World Trade Center, como recorda o técnico da INOVAX Sharley de Lima. “Muitas empresas funcionavam em um dos prédios e tinham um site de contingência no outro prédio. Perderam seus registros, seus dados, todas as suas informações” afirmou.

A INOVAX é especialista no desenvolvimento de sites de contingência, como o desenvolvido para o Banco de Brasília (BRB). Lá, a INOVAX implantou Mesas de Operação Financeira e um servidor com Audiocode. Em um endereço mais distante, a INOVAX disponibilizou a mesma estrutura com as mesmas configurações de sistema. Neste, foi instalado um software que identifica se um servidor falhou e transfere automaticamente todos os processos para o outro servidor. Dessa forma, todos os serviços das Mesas Financeiras continuam ativos graças ao site de contingência.

Para saber mais sobre sites de contingência e as soluções personalizadas que a INOVAX pode oferecer entre em contato conosco neste link ou através dos telefones (21) 2103-5550 ou (11) 3106-0178.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s